24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30: “Uma obra maravilhosa e um assombro”
    Notas de rodapé
    Theme

    “24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30: ‘Uma obra maravilhosa e um assombro’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Livro de Mórmon 2020

    “24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2020

    Jesus estendendo a mão a uma mulher

    He Will Lead Thee by the Hand [Ele Te Guiará pela Mão], de Sandra Rast

    24 de fevereiro a 1º de março

    2 Néfi 26–30

    “Uma obra maravilhosa e um assombro”

    Lembre-se de que o lar deve ser o centro do aprendizado do evangelho. O estudo pessoal e familiar de 2 Néfi 26–30 deve ser a base de sua preparação para ensinar. Planeje maneiras de apoiar, reforçar e incentivar o estudo pessoal e familiar das pessoas de sua classe.

    Registre suas impressões

    ícone de compartilhamento

    Convidar a participação de todos

    No início da lição, dê aos alunos a chance de falar de algo em 2 Néfi 26–30 que acharam significativo quando estudaram em casa. Por exemplo, você pode pedir que citem brevemente um versículo que os ajudou a compreender os dias atuais e os desafios que enfrentamos.

    ícone de ensino

    Ensinar a doutrina

    2 Néfi 26:24–28, 33

    Tudo o que o Senhor faz é motivado por Seu amor por nós.

    • Se você se sentir inspirado a debater os ensinamentos de Néfi sobre o amor do Senhor, pode experimentar isto: Depois de lerem 2 Néfi 26:24 juntos, peça aos alunos que façam uma lista de coisas que Jesus Cristo fez por eles que foram motivadas pelo amor. Como Ele “atrai a si todos os homens”? O que nos sentimos inspirados a fazer em retribuição a Suas expressões de amor?

    • Os convites do Senhor em 2 Néfi 26:24–28, 33 são evidências vigorosas de Seu amor. Uma maneira de ajudar os alunos a descobrir quais são esses convites é pedir que resumam a mensagem do Senhor nesses versículos em apenas uma frase. Talvez alguns alunos queiram compartilhar sua frase. Como esses versículos influenciam a maneira como convidamos outros a virem a Cristo? Incentive os alunos a anotar o que pensaram e sentiram sobre isso. Para convidar o Espírito a estar presente na sala de aula, coloque um hino sobre o amor do Salvador, como “Vinde a Cristo” (Hinos, nº 69), enquanto os alunos ponderam.

    2 Néfi 27; 29; 30:3–8

    O Livro de Mórmon é fundamental para a obra de Deus nos últimos dias.

    • Os alunos podem precisar de ajuda para compreender a profecia em 2 Néfi 27 sobre o livro selado e o homem instruído. O relato histórico em “Recursos adicionais” pode ser útil. Será que seria uma boa ideia se alguns alunos representassem rapidamente os acontecimentos descritos nesse relato e em 2 Néfi 27:15–22? Por que esses acontecimentos foram mostrados a Néfi com tantos anos de antecedência? O que a profecia de Néfi nos ensina sobre a importância do Livro de Mórmon? Incentive os alunos a contar como obtiveram seu próprio testemunho do Livro de Mórmon.

    • Algum aluno já teve a experiência de convidar alguém para ler o Livro de Mórmon e poderia falar sobre isso? Quais são algumas razões de alguém não aceitar o convite para ler o Livro de Mórmon? A resposta do Senhor para tal razão está em 2 Néfi 29:6–11. Peça aos alunos que leiam esses versículos e depois representem como poderiam responder amavelmente a alguém que diz que o Livro de Mórmon não é necessário. Que outras sugestões os alunos têm sobre como podem ajudar outros a “[saber] que [o Livro de Mórmon] é uma bênção que lhes vem da mão de Deus”? (2 Néfi 30:6.)

    2 Néfi 28

    Satanás procura enganar.

    • O esboço desta semana de Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar sugere que procuremos as mentiras de Satanás descritas em 2 Néfi 28. Os alunos podem dizer o que encontraram ou podem ler rapidamente 2 Néfi 28 em classe e fazer uma lista das mentiras de Satanás que identificaram. Pode ser proveitoso também deixar que trabalhem em pequenos grupos para encontrar escrituras que refutem essas fraudes (se precisarem de ajuda, use as sugestões nos “Recursos adicionais”.) Depois, os grupos podem falar o que encontraram e debater como podem detectar as “doutrinas falsas, vãs e tolas” (2 Néfi 28:9) do adversário.

    ícone de aprendizado

    Incentivar o aprendizado no lar

    Os alunos podem sentir mais desejo de ler 2 Néfi 31–33 se souberem que esses capítulos contêm as últimas palavras que Néfi registrou, inclusive uma das descrições mais simples, embora a mais abrangente da doutrina de Cristo.

    ícone de recursos

    Recursos adicionais

    “O instruído então dirá: Não o posso ler” (2 Néfi 27:18).

    Em fevereiro de 1828, Martin Harris, um amigo de Joseph Smith, partiu em viagem “à cidade de Nova York, no leste, com a transcrição de alguns dos caracteres encontrados nas placas [de ouro] para mostrá-los a alguns estudiosos. Talvez ele quisesse mais uma confirmação de que as placas eram autênticas, ou pode ter pensado que o testemunho de um estudioso poderia ajudá-los a conseguir dinheiro emprestado para publicar a tradução. De qualquer forma, ele insistiu na ideia de que o Senhor o tinha inspirado a fazer a viagem.

    Na época, nem Joseph nem Martin sabiam muito sobre a linguagem nas placas. Sabiam apenas o que o anjo Morôni tinha dito a Joseph: que era um antigo registro americano. Assim, em vez de procurar um erudito com conhecimento do idioma egípcio (Joseph ficou sabendo depois que a linguagem nas placas foi chamada de ‘egípcio reformado’), Martin visitou vários estudiosos interessados em antiguidades, especialmente antiguidades americanas.

    (…) [Entre os estudiosos que Martin visitou estava] Charles Anthon, um jovem professor de gramática e linguística da Universidade de Colúmbia. Anthon coletava histórias indígenas americanas e discursos para publicação e estava ansioso para examinar o documento que Martin lhe trouxera.

    Martin disse que Anthon declarou que os caracteres eram autênticos até o momento em que ficou sabendo como Joseph Smith os tinha adquirido. Anthon sugeriu que Martin lhe trouxesse as placas. Martin se recusou, e Anthon respondeu, parafraseando um versículo de Isaías: ‘Não posso ler um livro selado’. Embora Anthon depois tenha negado os detalhes do relato de Martin sobre a conversa deles, sabemos o seguinte: Martin voltou de seus encontros com os estudiosos mais convencido do que nunca de que Joseph Smith foi chamado por Deus e de que as placas e os caracteres eram antigos. Ele e Joseph viram a visita ao professor Anthon como o cumprimento da profecia de Isaías (também mencionada no Livro de Mórmon) sobre ‘as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Ora, lê isto; e ele dirá: Não posso, porque está selado’ (Isaías 29:11; ver também 2 Néfi 27:15–18)” (“As contribuições de Martin Harris”, Revelações em Contexto, 2016, p. 4, history.ChurchofJesusChrist.org).

    Escrituras que refutam as fraudes de Satanás.

    Doutrina falsa

    Doutrina verdadeira

    “Hoje não é ele um Deus de milagres; ele terminou a sua obra” (2 Néfi 28:6).

    Morôni 7:35–37

    “Deus (…) justificará a prática de pequenos pecados” (2 Néfi 28:8).

    Doutrina e Convênios 1:31

    “Tudo vai bem em Sião” (2 Néfi 28:21).

    Doutrina e Convênios 68:31; 82:14

    “Eu não sou o diabo, porque ele não existe” (2 Néfi 28:22).

    2 Néfi 2:17; Doutrina e Convênios 76:25–27

    “Não necessitamos de mais palavras de Deus, porque temos o bastante!” (2 Néfi 28:29.)

    2 Néfi 28:30; Regras de Fé 1:9

    Aperfeiçoar o ensino

    Não tenha medo do silêncio. “Boas perguntas levam tempo para serem respondidas. Elas exigem ponderação, pesquisa e inspiração. O tempo que você leva esperando respostas para uma pergunta é um tempo sagrado de ponderação. Evite a tentação de encerrar esse tempo muito rápido respondendo sua própria pergunta ou continuando a lição” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 31).